Espaço Israel Pinheiro


Obra de Oscar Niemeyer inaugurada em 2011, este museu eletrônico homenageia Israel Pinheiro, o engenheiro construtor de Brasília e tem como foco a relação entre o ser humano e a natureza. Destaque para os monitores sensíveis ao toque e o auditório interativo com projeção de vídeos sobre o meio ambiente. Para os escolares, mediadores organizam uma visita lúdica com jogos imersivos complementada por uma ida até o jardim de plantas medicinais e condimentais. No Bosque dos Constituintes, dá para ver espécies como o ipê, o pau-ferro e o pau-brasil, árvores plantadas a partir de 1988.

Praça dos Três Poderes (atrás do Panteão, ao lado do Espaço Oscar Niemeyer)

Como chegar lá:

Telefone: 61-3323-6658

Visitação: segunda a sexta, 8h às 12h; 14h às 18h (mediante agendamento).

Gratuito.

Acessibilidade para pessoas com deficiência locomotora.

Acesso: linhas de ônibus que atendem a Praça dos Três Poderes.

Entorno: uma trilha do bosque da Constituinte leva até a Praça, onde se encontram vários museus.

Mais informações: www.espacoisraelpinheiro.org.br




Memorial Darcy Ribeiro


Projetado por João Filgueiras Lima/Lelé, esse misto de espaçonave com oca foi inaugurado em 2010. Abriga a mostra As Utopias de Darcy, com objetos pessoais, artesanato indígena, fotos e vídeos sobre Darcy e sua primeira esposa, a antropóloga Berta Ribeiro. Destaque para um nanquim com o retrato de Rondon, de Portinari e um retrato de Berta, por Pancetti. Do espaço fazem parte também a biblioteca, três salas de aula, 20 gabinetes de pesquisa, um centro de documentação audiovisual e um café-bistrô. No anfiteatro coberto, batizado por Darcy de “Beijódromo”, acontecem desde palestras a animadas apresentações musicais.

Universidade de Brasília - Campus Universitário Darcy Ribeiro - ao lado da Reitoria

Como chegar lá:

Telefones: 61-3107-0605

Visitação: segunda a sexta, 9h às 17h.

Gratuito.

Acessibilidade para pessoas com deficiência locomotora.

Acesso: linhas de ônibus que atendem a via L2 Norte e a UnB.

Entorno: o campus em si vale uma longa visita, pois abriga vários museus de ciências, como a Experimentoteca, o Museu de Geociências, o Herbário, a Mostra Permanente de Sismologia e o Museu de Anatomia Humana.

Mais informações: www.fundar.org.br




Memorial JK


Inaugurado em 1981, essa obra de Oscar Niemeyer é um marco visual da cidade, com a estátua de Juscelino Kubitschek assinada por Honório Peçanha. No térreo, abriga, entre outros, a réplica da biblioteca particular do ex-presidente, a Sala de Metas e o gabinete de D. Sarah. No 1º andar, a câmara mortuária, com relevo de Athos Bulcão e vitral de Marianne Peretti, antecede a mostra da carreira política de JK até os últimos anos por meio de fotografias e objetos pessoais. O Memorial dispõe ainda de auditório, totens multimídia para pesquisas, loja de souvenires e um café, com o tradicional pão de queijo.

Eixo Monumental - lado Oeste – Praça do Cruzeiro

Como chegar lá:

Telefone: 61-3225-9451

Visitação: terça a domingo, 9h às 18h.

Entrada paga. Crianças até 7 anos são isentas; idosos e estudantes pagam meia.

Acessibilidade para pessoas com deficiência locomotora.

Acesso: linhas de ônibus que atendem o Eixo Monumental e o SIG.

Entorno: o Memorial dos Povos Indígenas fica bem em frente. Próximos, encontram-se o Memorial do TJDFT e o Memorial do TCDF.

Mais informações: www.memorialjk.com.br